sexta-feira, 7 de outubro de 2011


O HOMEM NATURAL E O HOMEM ESPIRITUAL
[I Co.2]


O que governa a nossa vida? A razão ou a Palavra de Deus?
Os que vivem para obedecer a Palavra não podem ser dirigidos pela razão ou pelos argumentos humanos. Todos os que conhecem a Deus obedecem-no sem discutir. Na verdade, aquele que quer aprender obediência, precisa colocar de lado a razão e os argumentos humanos.

Argumentar é expor de forma organizada um conjunto de idéias (razões) que justificam uma conclusão. Em outras palavras, um argumento é um conjunto de premissas (idéias) apresentadas para sustentar uma tese ou um ponto de vista. 

Nossa sociedade ocidental e eurocêntrica é caracterizada por uma verdadeira ditadura da razão. É que, quando do renascimento cultural, ocorrido nos séculos XIII a XV, principalmente na Itália, foram redescobertos os escritos dos filósofos gregos clássicos Platão e Aristóteles, os quais foram os maiores expoentes da idéia de que a verdadeira fonte de conhecimento era a razão.

Por causa disso, os intelectuais passaram a usar a razão como o principal crivo para se averiguar se um conhecimento era aceitável ou não. Sendo assim, a própria Palavra de Deus passou a ser peneirada pela razão. O resultado foi catastrófico, pois tudo que é sobrenatural na Palavra passou a ser rejeitado pela comunidade dos iluminados pela razão.

O diabo, nosso adversário soube tirar o máximo de proveito dessa situação e encontrou a porta que ele precisava para minar a fé de muitas pessoas.

A rejeição do sobrenatural deformou e enfraqueceu as igrejas evangélicas, transformando-as em lugares frios e sem vida.

Não há nada de errado com a razão em si mesma. Somos seres racionais e é da nossa natureza queremos explicação lógica para tudo. O erro está em acreditar que a razão deve governar as nossas vidas ao ponto de rejeitarmos outras fontes de conhecimento, tais como a experiência, a intuição e, principalmente, a revelação.

Na verdade, a razão deve ser peneirada pela Palavra revelada, e não o contrário. Depois que nascemos de novo, não somos mais homens naturais e sim espirituais.

Mais do que nunca é preciso que conheçamos as diferenças entre o homem espiritual e o homem natural.

I - O homem espiritual tem a sua fé fundamentada na Palavra de Deus e no poder de Deus, já o homem natural possui fé, mas a sua fé é fundamentada na lógica humana [v.1-4].

O homem natural até tem fé, mais a fé dele só vai até aonde a razão dele pode ir. Ele é dominado pelos argumentos humanos. Para ele as coisas só funcionam se estiverem revestidas de categorias lógicas. Se os argumentos forem convincentes, ele acredita, se não forem, ele rejeita. A razão quer ter o controle de todas as variáveis possíveis e de todos os resultados. A lógica humana impede e limita o agir de Deus em nós. A lógica leva o incrédulo a recuar diante dos desafios.

A razão humana não aceita que as razões de Deus estão para além dos pensamentos e argumentos humanos. A razão humana é limitada para entender o poder de Deus, ela nos impede de ver as coisas com os olhos de Deus.

Mas, a fé do homem espiritual se baseia no poder de Deus. A nossa fé tem que ser fundamentada no Deus todo poderoso e em Sua palavra poderosa que não falha.

II - O homem espiritual tem acesso à revelação de Deus, ao passo que o homem natural não aceita e nem entende as coisas espirituais;

Deus é um Deus de revelação. A Bíblia é a revelação escrita de Deus. O homem natural lê a Bíblia e acha interessante, mas não esboça nenhuma reação. O homem natural é insensível à Palavra. Sua consciência está cauterizada pelo pecado. Seu espírito está morto para as realidades espirituais.

O homem espiritual quando lê a Bíblia, o Espírito Santo começa a fazer uma revolução no seu coração, ele começa a chorar inexplicavelmente, porque é quebrantado pela Palavra.

Nicodemos é um exemplo de homem natural. Ele se encontrou com Jesus e fez uma linda declaração baseada apenas em afirmações intelectuais. Jesus começou a falar-lhe de coisas espirituais, mas ele não entendia nada. Jesus disse então que era necessário que ele nascesse de novo. Somente o homem nascido de novo pode entender as coisas espirituais. Precisamos nascer de novo para sermos um homem espiritual.
Para o homem natural tudo é normal e sua frase predileta é: “não tem nada a ver”. Seus valores são corrompidos e ele é dominado pela carne.



Ap. Luiz Carlos

Nenhum comentário:

Postar um comentário