quarta-feira, 28 de setembro de 2016

ABRAÃO TAMBÉM FAZ PARTE DA GALERIA DOS INCONFORMADOS

ABRAÃO


Seu nome original era Abrão, que significa “pai exaltado”, mas depois que Deus fez uma aliança com ele, passou a chamá-lo de Abraão, que quer dizer “pai de multidões”. Sua história está registrada nos capítulos 12 a 25 do livro de Gênesis.

Abraão é considerado o pai da fé porque a partir dele é que Deus constituiu um povo para si, a nação de Israel. De Israel nos veio o salvador, o nosso Senhor Jesus Cristo. Por isso, nós os cristãos também o consideramos como nosso pai na fé. Todos os que são da fé são filhos de Abraão.

Abraão foi um homem inconformado em sua geração e por isso mesmo tem muito a nos ensinar sobre o tema:

Pessoas inconformadas vivem experiências extraordinárias. Abraão vivia em uma boa cidade (Harã) e tinha a sua casa própria, uma linda esposa e uma vida estabilizada. Além disso, tinha por perto as pessoas que mais amava, a sua parentela. Aos olhos humanos ele parecia estar muito bem. Qualquer um no lugar dele facilmente se acomodaria.
Mas dentro dele havia uma inquietação, uma insatisfação em seu espírito que ele não conseguia compreender. Ele olhava à sua volta e sentia-se inconformado com tanta idolatria. Ele tinha sede por conhecer o verdadeiro Deus. Desesperadamente ele desejava encontrar esse Deus.

Foi quando algo extraordinário aconteceu em sua vida: Deus falou com ele.  Sim, ele ouviu a voz do próprio Deus falando com ele e foi então que a sua história mudou completamente e sua vida finalmente ganhou sentido. Deus ordenou que ele saísse de sua terra e de sua parentela e fosse a uma terra que Deus iria lhe mostrar e prometeu que a partir dele Deus iria formar uma nação e que através dele todas as famílias da terra seriam abençoadas. Fez uma aliança com ele e prometeu que sua descendência seria tão numerosa quanto às estrelas do céu. E Deus cumpriu todas as suas promessas. (Gn.12)

Pessoas comuns são acomodadas aceitam a mesmice, o natural, o comum, o ordinário. Elas preferem estar na zona de conforto e conseguem se satisfazer com uma vida medíocre. Mas, os que são inconformados querem mais, querem ir além do normal, do ordinário, querem viver o extraordinário.

Pessoas inconformadas são movidas por fé. A fé nos leva a enxergar além do que os nossos olhos vêm. A fé nos impulsiona a romper limites e a desafiar o impossível. Nada é impossível para aquele que crê. Foi por isso que Abraão não se conformou com o fato de ser velho e sua mulher ser estéril, ele acreditou que o milagre iria acontecer e Isaque nasceu. A fé é o firme alicerce sobre o qual repousa a esperança. Abraão creu e por isso ele foi capaz de esperar contra a própria esperança. Ao olhar para as estrelas ele chamava à existência o que não existia como se já existisse e sua fé ativou o milagre. Foi assim que Deus o fez pai de multidões.(Gn.21)

Pessoas inconformadas têm sede de Deus. Abraão era um exímio construtor de altares, um verdadeiro adorador. Cada vez que ouvia a voz de Deus, e a cada experiência que ele tinha com o Todo-Poderoso, ele levantava um altar em adoração. Altar é lugar de intimidade. Só constrói altar quem deseja estar próximo, ter comunhão. Altar é lugar de sacrifício, de entrega total, sem reservas. Devemos fazer no nosso coração e da nossa casa um altar para Deus. (Gn.12:7 e 8; 22:9).

Pessoas inconformadas tomam de volta o que o inimigo levou. Abraão era um homem pacífico, mas quando soube que quatro reis haviam invadido Sodoma e levado tudo que pertencia a Ló, seu sobrinho, ele não se conformou. Com um pequeno exército de apenas 318 homens enfrentou e venceu aos 4 reis com seus exércitos e tomou de volta tudo que eles haviam saqueado de Ló. Só os inconformados vão à luta e recuperam aquilo que o inimigo levou. Os covardes entregam tudo de mão beijada e se conformam com as perdas. Não podemos aceitar que o inimigo continue nos roubando, tomando de assalto nossas casas, nossas famílias, nossos sonhos, nossa alegria. (Gn.14)


Pessoas inconformadas entendem o poder da intercessão. Quando Deus decidiu destruir Sodoma e Gomorra, antes de fazê-lo, enviou anjos à casa de Abraão e revelou a ele o que iria fazer. Abraão sabia o quão pecadores eram os moradores daquelas duas cidades, mas mesmo assim ele se importou com eles. O intercessor aprende desde cedo que ele deve aborrecer ao pecado, mas nunca pode deixar de amar o pecador. Foi assim que Abraão, inconformado em ver tantas pessoas perdidas, pôs-se a clamar a Deus por elas. Ele foi ousado e insistiu por seis vezes. Ele orou: Se tiver 50, 45, 40, 30, 20 ou 10 justos na cidade, tu destruirás os justos com os pecadores? E Deus respondeu que não destruiria se encontrasse qualquer dos números citados por Abraão. O problema é que o pecado havia se alastrado de tal maneira da cidade que contaminou a todos, de forma que não foram encontrados sequer 10 justos dentro delas, razão pela qual Deus as destruiu com fogo. Devemos aprender com Abraão sobre a importância e o poder da intercessão. A intercessão move o poderoso braço de Deus. Através da intercessão Deus pode operar milagres. (Gn.18:23-33).

Nenhum comentário:

Postar um comentário