quarta-feira, 28 de setembro de 2016

ISAQUE ANDOU POR FÉ E POR ISSO ENTROU PARA A GALERIA DOS INCONFORMADOS

ISAQUE

O nome de Isaque significa “Riso”. Ele foi o fruto de uma longa espera de choro e oração. Quando ele chegou, ele representava a realização de um sonho e o cumprimento de uma promessa. Por isso, todas as vezes que Abraão e Sara olhavam para ele sentiam uma vontade imensa de sorrir. Ele era a personificação do milagre e quem vive um milagre só pode viver sorrindo. A história de Isaque está escrita nos capítulos 21 a 28 do livro de Gênesis.

Isaque desde cedo aprendeu com seu pai a andar por fé, a crer no impossível, porque já havia visto e experimentado o poder, a grandeza e o amor de Deus. Ele aprendeu a confiar cegamente neste Deus que tudo pode. 

Isaque também era um homem inconformado e quando olhamos para a sua história aprendemos muitas lições preciosas:

Pessoas inconformadas tomam decisões radicais. Quando Deus pediu a Abraão que lhe entregasse seu único filho e o sacrificasse no altar e quando ambos chegaram ao topo da montanha e juntos construíram um altar de pedras houve um momento em que Abraão teve que contar a Isaque que ele seria o sacrifício. Certamente foi o momento mais doloroso para ambos. Foram muitas as lágrimas e a dor foi a mais intensa de todas. O pai porque abria mão daquilo que mais amava; e o filho, porque oferecia tudo que tinha a Deus. Isaque poderia ter reagido, resistido ou fugido, mas ele nada fez. Ele tomou a decisão mais radical que um adorador poderia tomar. Ele entregou-se consciente e voluntariamente para o sacrifício. (Gn.22:29). Os céus pararam para ver a cena. Decisões radicais movem o coração de Deus. Deus então bradou do alto e impediu o sacrifício. Deus jamais se esquece de atitudes como estas.

Pessoas inconformadas prosperam mesmo em meio a grandes crises. Depois que seu pai Abraão morreu, Isaque enfrentou a pior crise da sua história. Havia fome por toda parte. Em tempos de crise as pessoas procuram economizar de todas as maneiras para garantir a sobrevivência. Em tempos de crise é comum as pessoas se acomodarem. ninguém quer correr riscos quando a crise está à porta. mas Isaque não se conformou com essa situação e decidiu semear naquela terra. Ele não ficou parado esperando as coisas caírem do céu. Ele foi à luta, se esforçou, arou a terra, comprou sementes e acreditou que Deus iria abençoá-lo. Assim, a bíblia registra que naquele mesmo ano ele colher 100 vezes mais. Sua decisão de sair do lugar comum, de romper com o comodismo, de fazer a sua parte, fez toda a diferença. Ele se tornou riquíssimo e o homem mais poderoso daquela região. O rei e os poderosos daquele lugar tiveram que reconhecer que Deus era com ele e pediram encarecidamente para ele fazer aliança com eles. Só os inconformados se destacam em tempos difíceis. (Gn.26)


Pessoas inconformados carregam consigo a marca da perseverança. Quando os rebanhos de Isaque se multiplicaram, os filisteus o expulsaram de suas terras porque ele se tornara muito poderoso. Ele precisava de mais água. Lembrou-se de que no passado seu pai já havia peregrinado por aquela região e cavara muitos poços de água, mas os próprios filisteus haviam entulhado cada um deles. O primeiro e o segundo poço que Isaque cavou deram água, mas os pastores da terra contenderam com ele dizendo que os poços pertenciam a eles. Isaque não desistiu, continuou cavando e por fim encontrou um poço ao qual deu o nome de Reobote, que quer dizer: Agora o Senhor nos deu lugar e prosperaremos nesta terra. Pessoas inconformadas são persistentes e não desistem diante dos obstáculos. (Gn.26:22) Só os inconformados vivem a realidade de um reobote em suas vidas. Os inconformados não desistem no meio do caminho, não colocam a culpa do seu fracasso nas dificuldades que encontram ou nas pessoas que se opõem a eles. Perseverar significa esforçar-se para alcançar um objetivo. Que Deus nos ajude a sermos perseverantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário