terça-feira, 27 de setembro de 2016

ENOQUE ANDOU COM DEUS E TAMBÉM FAZ PARTE DA GALERIA DOS INCONFORMADOS

ENOQUE

“Pela fé Enoque foi trasladado para não ver a morte, e não foi achado, porque Deus o trasladara; visto como antes da sua trasladação alcançou testemunho de que agradara a Deus.”(Hb. 11:5)


Enoque foi um homem inconformado em sua geração. Seu nome em hebraico significa “dedicado”. Sua história está registrada em Gênesis 5:21 a 24, Hebreus 11:5 e Judas 14 e 15.

Ele viveu em uma época de grande decadência moral e espiritual. Os homens haviam se corrompido em extremo, descendo ao mais baixo degrau da imoralidade, da vaidade e da arrogância.

A terra estava tomada pela violência. O caráter de Caim parece ter se multiplicado em seus descendentes. A vida humana era banalizada e o que importava para os homens era a busca pelo prazer e pelo poder.

A bíblia nos fala um pouco de um dos descendentes de caim, Lameque, cuja postura sintetiza o espírito que dominava aquela geração:

E disse Lameque a suas mulheres Ada e Zilá: Ouvi a minha voz; vós, mulheres de Lameque, escutai as minhas palavras; porque eu matei um homem por me ferir, e um jovem por me pisar. Porque sete vezes Caim será castigado; mas Lameque setenta vezes sete.(Gn. 4:23,24)

Apesar de tudo isso, embora cercado por tanta corrupção e imoralidade, Enoque não se conformou, não assumiu a forma daquele mundo, ao contrário, preferiu ser radical contra o pecado, decidiu andar com Deus.

 Sua geração foi caracterizada por pessoas vazias de Deus e cheias de si mesmos, pessoas superficiais e entregues aos seus próprios instintos, sem nenhum temor de Deus. Mas, ele fez a diferença porque era um inconformado.

Pessoas inconformadas decidem andar com Deus em sua geração. Andar com Deus em um ambiente hostil como o que viveu Enoque significava estar disposto a ser perseguido, desprezado e até escarnecido. Assim são os inconformados, eles enfrentam a tudo e a todos para manterem-se na presença de Deus. E o que significa andar com Deus?

Andar com Deus significa viver para agradar a Ele. O texto acima afirma que Enoque foi trasladado porque obteve o testemunho de ter agradado a Deus. Ele decidiu renunciar suas próprias vontades, desejos e sonhos para agradar somente a Deus. Ele não se importou em buscar a glória dos homens ou em agradar as pessoas à sua volta. Sua determinação foi de em todo o tempo e de todas as maneiras agradar ao Pai. 

Andar com Deus significa viver uma vida de santidade e retidão. Ser santo significa viver no mundo, mas não se deixar influenciar pelos valores do mundo. Significa dizer não para o pecado quando todos estão dizendo sim. Significa estar disposto a pagar o preço de separar-se de tudo que nos afasta de Deus. Significa crucificar diariamente os seus desejos e vontades para fazer apenas e tão somente a vontade de Deus.

Andar com Deus significa andar em obediência. Enoque escolheu obedecer a Deus em meio a uma geração entregue à rebeldia. A obediência atrai a atenção de Deus para nós. Deus tem prazer em filhos obedientes. Só consegue andar em obediência aquele que é capaz de renunciar à sua própria vontade. Não existe obediência sem sacrifício. Andar com Deus é sacrificar o nosso querer todos os dias no altar.

Andar com Deus significa andar por fé. Fé é sinônimo de confiança, de convicção e de certeza. Quem anda por fé não é influenciado pelas circunstâncias, nem pelo que vê, nem pelo que sente. Andar por fé é ver além do que é visível, é caminhar pela estrada do impossível.

Andar com Deus implica em ter uma postura profética neste mundo. Ser profeta é ser porta voz de Deus. É não se conformar com o pecado. É não ter medo de confrontar os pecadores. É ter coragem de denunciar o pecado e anunciar o juízo de Deus sobre os que se entregam à impiedade. É isso que Judas fala a respeito de Enoque em sua carta:

“E destes profetizou também Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos; para fazer juízo contra todos e condenar dentre eles todos os ímpios, por todas as suas obras de impiedade, que impiamente cometeram, e por todas as duras palavras que ímpios pecadores disseram contra ele.”
(Jd.14,15)

Enoque andou com Deus durante 300 anos. Trezentos anos não são trezentos dias. Significa dizer que ele perseverou em andar com o Senhor; ele foi até ao fim. Ele era um homem determinado. Ele não permitiu que nada e nem ninguém o demovesse do seu propósito de andar na presença de Deus. Ele não negociou princípios, não cedeu espaço ao pecado, não se deixou distrair por nada neste mundo.

Por causa da escolha de Enoque de andar com Deus, Deus não resistiu e o arrebatou para perto de si e nunca mais ele foi visto na terra dos viventes.


Deus nos chama a sermos inconformados como Enoque; a tomarmos uma posição radical contra o pecado; a nadarmos contra a correnteza deste mundo caído; Ele nos chama a verdadeiramente andarmos cada dia das nossas vidas com Ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário