quarta-feira, 28 de setembro de 2016

NOÉ FEZ A DIFERENÇA EM SUA GERAÇÃO E TAMBÉM ENTROU PARA A GALERIA DOS INCONFORMADOS

NOÉ
“Noé, porém, achou graça aos olhos do SENHOR.
Noé era homem justo e íntegro em suas gerações; Noé andava com Deus.”(Gn.6:8-9)

O nome de Noé em hebraico significa “descanso”. Ele era neto de Enoque e também fez a escolha de andar com Deus em meio a uma sociedade totalmente corrompida. sua história está registrada nos capítulos 6 a 10 de Gênesis.

Noé também foi um homem inconformado em sua geração. Olhando para a sua história podemos extrair várias lições para nós que também queremos fazer parte da galeria dos inconformados:

Pessoas inconformadas não assumem a forma deste mundo caído. Noé viveu a apoteose de toda uma civilização. Ele presenciou as piores manifestações da degradação humana. Dias em que a atmosfera de imoralidade e violência à sua volta era tão espessa que o tecido da realidade estava tomado pelo pecado e por densas trevas. A sociedade apodreceu de vez. As piores abominações que se tem notícia eram cometidas nos dias de Noé.
E viu o SENHOR que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente. (Gn.6:5)

Ao contrário do que muitos pensam, os olhos do Senhor estão sobre a terra e nada passa desapercebido aos seus olhos. Muitos pensam que seus pecados estão encobertos e protegidos pela cortina do segredo, mas esse é um ledo engano, pois tudo que fazemos está exposto diante do Todo Poderoso.
O pecado tomou conta de tal maneira da sociedade como um todo que o ambiente espiritual foi completamente tomado pelas forças das trevas e não restou saída para Deus senão destruir toda a humanidade, incluindo os animais, por meio do dilúvio.
Então arrependeu-se o SENHOR de haver feito o homem sobre a terra e isso pesou-lhe o coração. E “disse o SENHOR: Destruirei o homem que criei de sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito.” (Gn.6:7)

Idolatria, feitiçaria, ocultismo, imoralidade e violência, inundavam a terra e levavam o ser humano a ir cada vez mais fundo em sua degradação.
Mas nem tudo estava perdido, ou melhor, nem todos estavam perdidos. Houve um homem que chamou a atenção de Deus.
Noé não assumiu a forma daquele mundo perverso e caído, não se conformou com aquele quadro e decidiu nadar contra a correnteza do mundanismo. Ele resolveu ser diferente e fazer a diferença. Ainda que ninguém notasse, Ele sabia que Deus o estava vendo.
Pessoas inconformadas querem andar com Deus. Noé escolheu andar com Deus. Ele sentia nojo do pecado e aborrecia no seu íntimo àquele estilo de vida egoísta e imoral que prevalecia à sua volta. Andar com Deus é o mesmo que viver para agradá-lo em tudo; andar com Deus implica em romper com o pecado, com os apetites desordenados da nossa própria carne; andar com Deus implica em renunciar à sua própria vontade para fazer a vontade de Deus. Existem algumas características daqueles que andam com Deus, eu estão presentes na vida de Noé:
Pessoas inconformadas são pessoas cheias do temor de Deus. Noé era temente a Deus. A palavra de Deus nos ensina que o temor do Senhor é princípio da sabedoria (Pv.1:7) e nos protege contra o pecado. Temer a Deus é ter a consciência de que os olhos daquele que é Santo estão sobre nós o tempo todo e, por amor da Sua santidade decidimos nos desviar do mal.
“Pela fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé.”(Hb.11:7)

Pessoas inconformadas querem viver em santidade. Noé era justo e integro. Ser integro é ser inteiramente justo em toda a nossa maneira de viver. É viver uma vida de retidão e honestidade diante de Deus e dos homens. É viver em santidade. Noé tomou essa decisão:
“Noé era homem justo e íntegro em suas gerações;”(Gn.6:9)
Pessoas inconformadas escolher obedecer. Noé era um homem obediente a Deus em tudo. Não é possível andar com Deus e ser desobediente. O próprio Deus, usando o profeta Amós, certa vez fez uma pergunta aos israelitas: “Andarão dois juntos se um não estiver de acordo?”(Am.3:3)
Se quisermos andar com Deus temos que aprender o caminho da obediência. A obediência é o sacrifício que mais agrada a Deus.  Sabemos que a essência do pecado é a desobediência, a rebeldia, e todas as vezes que somos rebeldes entristecemos ao coração de Deus. Nosso modelo de obediência é Jesus. Ele esvaziou-se a si mesmo, assumiu a condição de homem, tomou a forma servo(escravo) e foi obediente até à morte, e morte de cruz. Por isso, Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor. (Fl.2:5-9)
“Assim fez Noé; conforme a tudo o que Deus lhe mandou, assim o fez.”(Gn.6:22)

Pessoas inconformadas querem chamar a atenção de Deus pela adoração. Noé era um adorador. Assim que o dilúvio acabou e a terra apareceu, logo que saiu da arca Deus falou com ele e com ele estabeleceu uma aliança segundo a qual Deus jamais voltaria a destruir a terra com águas e de quebra nos deu o sinal do arco íris para selar o pacto. Diante de tanta benevolência do Senhor, a única resposta de Noé teria mesmo que ser a adoração. Ele edificou um altar e ofereceu holocaustos para Deus. Depois do sacrifício perfeito de Jesus na cruz, já não precisamos oferecer sacrifícios de animais a Deus, mas como adoradores devemos apresentar a Deus nossas vidas como sacrifício, vivo, santo e agradável, como um verdadeiro holocausto a Ele.

“E edificou Noé um altar ao SENHOR; e tomou de todo o animal limpo e de toda a ave limpa, e ofereceu holocausto sobre o altar.”(Gn.8:20).

Nenhum comentário:

Postar um comentário